O presidente da Câmara Usiel Cabral, ao tomar posse como membro da entidade, expos projetos ambientais para Santa Terezinha de Goiás durante a cerimônia de posse dos membros do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas
Recentemente, em cerimônia realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o secretário de estado do meio ambiente, Vilmar Rocha, deu posso aos membros do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas, na ocasião, foram discutidas questões ambientais como crise hídrica no estado, programas de recuperação de nascentes, entre outros. Ao todo, 68 entidades e instituições governamentais e da sociedade civil participam do fórum climático. Entre elas, a Secima, Segplan, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Saneago, Celg, Ministério Público, UFG, UEG, Federação das Indústrias de Goiás (FIEG) Associação Comercial (Acieg), Federação da Agricultura (FAEG), Fecomércio, Ibama e Embrapa.
Presente ao evento como representante da Câmara de Vereadores, e da Associação do Protetores do Rio Crixás – APROCRIST, o presidente da Câmara Usiel Cabral fez uso da palavra durante a cerimônia e explanou sobre projetos que pretende desenvolver em Santa Terezinha de Goiás, a curto e longo prazo. “Apresentei uma proposta para que possamos consolidar um acordo entre estado, municípios e proprietários rurais entorno de um grande projeto de recuperação das nascentes, recuperação das ciliares de pequenos córregos e médios rios de nosso estado, aqueles que de certa forma abastece o nosso Araguaia. Também falei sobre as condições que se encontra o nosso amado Rio Crixás e expus os projetos da APROCRIST para sua recuperação”, disse o vereador e presidente da Câmara Usiel Cabral, que é membro do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e se prepara para participar da COP23 no dia 17/11, em Bonn, na Alemanha.
De acordo com o vereador Usiel é necessário o envolvimento dos poderes municipais (Prefeitura e Câmara), para que se possa estabelecer uma agenda positiva para a construção sustentável de viabilidade de recursos para que esse projetos sejam aplicados na prática. “A APROCRIST vem lutando há 6 anos, participando dos principais eventos voltados para a questão ambiental. Na ocasião, falei da grande parceria com a PIKIGO!, que vem idealizando um grande projeto para a recuperação de nosso rio. Acho que foi muito positiva nossa participação nesses debates”, disse Usiel.
Vale ressaltar, que o representante da PIKIGO!, Ubirajara Ferreira, garantiu apoio ao presidente Usiel para colocar em prática os projetos por ele idealizados. “Ficamos felizes com a atitude e posicionamento do presidente da Câmara de Santa Terezinha de Goiás Usiel Cabral. A Piki GO! lançou o start do Projeto Águas da Vida, em Santa Terezinha na I Caminhada Ecológica,, realizada em agosto e, a I fase deste grande projeto, que se propõe inicialmente ao mapeamento, diagnóstico dos mananciais hídricos que abastecem as cidades e ações de conscientização e envolvimento dos stakeholders com o apoio da Câmara e da Prefeitura. Ressalto que na COP23 em Bonn, na Alemanha, buscaremos evidenciar o trabalho de Recuperação da Bacia do Rio Crixás, afluentes e nascentes. Parabéns Usiel Cabral!”, disse Ubirajara nas redes sociais.